PARABENS PREFEITOS ELEITOS !
Finalizada mais uma etapa do resultado auferido da vontade popular dos municípios que compõe a grande vitoria (Cariacica, Vila Velha e Vitoria) o SITE https://alertacapixaba.no.comunidades.net, vêem parabenizar aos senhores: Geraldo Luzia Junior (Juninho), Rodney Miranda e Luciano Resende, respectivamente prefeitos eleitos para governarem as cidades acima citadas a partir do 1º dia do próximo ano.
Como o site ALERTACAPIXABA não é agregado a nenhum partido político, não é dependente financeiro de qualquer político e esta inserido no contexto de denunciar, informar, buscar a verdade sem medo, continuará criticando o que foi prometido e não foi cumprido, o que não foi prometido, mas deverá ser cumprido e estará aplaudindo e elogiando o que for feito para o bem da comunidade capixaba.
Em todos os municípios que compõe a grande vitoria, temos problemas que vêem desafiando vários prefeitos, que findaram seus mandatos sem solução.
Cariacica, como o prefeito eleito Juninho afirmou categoricamente que percorreu todo o município em busca de votos, deve saber do principal problema que terá que enfrentar (as encostas de alguns bairros que correm perigo de desmoronamento, as vias mal conservadas/esburacadas, a falta de postos médicos e profissionais nestas áreas para o atendimento, busca de investimentos para o município, bolsões de pobreza do município que conseqüentemente leva a violência, enfim, Cariacica é um município desestruturado na área de segurança, saúde, educação e infra estrutura;
Vila Velha, o prefeito eleito precisará dar atenção especial à questão das enchentes/alagamentos que acomete 90% dos bairros do município durante chuvas intensas em quaisquer épocas do ano. Deverá ver os projetos em andamento para por fim a este problema e usar a coragem de policial federal e brigar até em Brasília para conseguir verbas para andamento de obras neste sentido. A área de saúde também merecerá uma atenção especial pelo novo prefeito eleito, já que o município possui boas unidades construídas, mas atendimento ineficaz em virtude de falta de profissionais, um exemplo é PA da Gloria onde todos os dias têm um numero grande de pessoas que buscam atendimento e este é precário/demorado, com salas e espaços, que poderiam ser usados para internações e atendimentos ficam ociosos. Outros aspectos no município deverão ter atenção, como o entrave do famoso caso teleférico, que para o bem do turismo do município e do estado, deveria sair do papel, assim como, a reurbanização de toda orla de Itaparica, com projetos aprovados pela união para construção de novos quiosques (não de 800, 600, 500, 400, 300 mil como os quiosques mansões construídos na orla de camburi), mas de baixo custo, bem planejados e bonitos.
Vitória, como lema da campanha do candidato eleito, de fato precisa de mudança. As mudanças deveriam começar pela mentalidade dos agentes de transito, ou a extinção da Cia de multa que vêem tornando o município. Os agentes têm que ter em mente que a ultima alternativa é a aplicação de multas, devendo seguir o fundamento de orientação e auxilio aos motoristas passam e todos os dias ficam presos no transito caótico do município. Vimos o município investindo em obras erradas, como a antiga fabrica de tecidos em jucutuquara, que deveria servir para acomodar um hospital municipal, já que a carência na área é enorme. Projetos relacionados aos jovens devem ser investidos nos bairros e não no grande centro, como vêem ocorrendo. Porque na construção de escolas nos bairros, não desenvolveram projetos e obras direcionadas aos jovens, fazendo uma integração com as escolas. A mobilidade urbana deve ser um dos assuntos que necessariamente deverá ter prioridade para o novo prefeito eleito.
28/10/2012 - as 23:30hs
12º ARTIGO
A VISÃO DO POVO NAS URNAS...
As eleições passaram e o resultado que ficou demonstrado, é que a maior parte da população não esta mais alheia aos descasos das autoridades que foram eleitas em períodos passados e não cumpriram o prometido.
De norte a sul pais, vimos candidatos do PT tidos como favoritos ou se sentindo já vitoriosos no pleito, no entanto tiveram suas convicções interrompidas pela vontade popular nas urnas democráticas.
No estado do ES, fomos surpreendidos com os resultados das urnas nos municípios da Serra, onde Audifax foi eleito já no 1º turno. Em Vitória, Luciano Rezende, ultrapassou Luiz Paulo nas urnas e leva a disputa para o 2º turno, quando as pesquisas e o próprio LP, sentia-se em vantagem sobre os demais. O mesmo aconteceu em Cariacica, onde o candidato Marcelo Santos e as pesquisas o indicavam com grande vantagem sobre os demais candidatos, mas as urnas, a vontade popular mostrou o contrario, levando a disputa para o 2º turno com o candidato Juninho superando o favorito em numero de votos. No município Canele Verde, pelo que parece, a população decidiu dar um basta nos mauro’s, no PT e fazer o atual prefeito e candidato a reeleição, repensar a sua carreira de chefe de executivo, já que apesar de seus gastos exuberantes e inexplicáveis que fez em sua campanha, não conseguiu obter vitoria no 1º turno, ficando indeciso o rumo de sua vida política, pois haverá 2º turno com o candidato Rodney Miranda, que sinceramente não sabemos o que fez ou faz em beneficio ao estado do ES; como secretário de segurança em dois períodos consecutivos, deixou a desejar, já que o estado do ES foi e continua considerado um dos mais violentos do pais. O concorrente do executivo canela verde foi eleito deputado estadual devido a uma imagem segurando um preso algemado e o apoio do ex governador Paulo Hartung, que a bem da verdade, nada de extraordinário fez em prol do estado, tendo em vista que a área de segurança, de saúde, a mobilidade urbana em nada melhorou, mas enfeitiçou a população de tal modo, que o consideram um Deus Capixaba. Como deputado, o concorrente Rudney, também não sabemos de algo, projeto, lei, aprovado benéfico ao estado ou município a qual pretende governar. Em nossa analise, a população Canela Verde, quer mudança, mas faltam lhes opções de mudança, então a disputa esta entre um prefeito gastador que não presta conta de onde consegue tanto dinheiro para uma campanha milionária e um ex secretário de segurança/atual deputado estadual, que tem como cabo eleitoral, um feiticeiro capixaba que vendou os olhos da população.
Apesar dos surpreendentes resultados rumo a alguns executivos municipais do estado do ES, em alguns municípios parece que a população continua alheia aos desmandos cometidos pelos vereadores, como por exemplo, no município da Serra, onde 05 dos vereadores responsáveis pelo vergonhoso aumento de seus salários foram reeleitos pela população e continuarão em seus cargos (David Duarte Fernando (PDT); Marcos Tango (PCdoB); Nei dia Maura (PR); Aldair Xavier (PTB); Raul Cezar Nunes (PDT), e recebendo salários de marajás sem merecer.
07/10/2012 - 23:30hs
11º ARTIGO
AS CARTAS ESTÃO
10º ARTIGO
9º ARTIGO
A VIOLÊNCIA DOMINA O ESTADO DO ES
Em outros tempos, estas noticias acima, seriam recebidas pelos capixabas como algo estarrecedor, mas já há uns 10 anos, isto não novidade alguma, a fuga de bandidos de outros para o ES, em conseqüência da área de segurança de nosso estado, há muito, estar falida, inoperante.
A area de segurança, desafiou os ex-governadores Jose Ignacio, cujo governo tinha tantos bandidos, aliados seus, dentro do palacio anchieta, ou em alguma secretária, quanto eram os bandidos fora. Saiu o zé (cujo slogan era ze que faz? ... fez raiva, odio na população, tamanha foram as corrupções naquele tempo). Logo, entrou o Paulo Hartung, cujo a população lhe permitiu 02 mandatos, (08 anos) de governo e que também nada fez em prol da segurança, mas não sei o feitiço que fez, que tem a simpatia da parte burra dos eleitores do ES.
Vemos em todos os municípios, todos os bairros, em cada canto da cidade, o comercio/trafico de drogas sendo praticado livremente, sem nenhuma fiscalização policial. A violência é constante a qualquer hora do dia, e algumas prefeituras, numa idéia sem cabimento, instala câmeras em diversos lugares da cidade, na tentativa enlouquecida de inibir tais transtornos a população, quando sabemos, que para a segurança é necessário a contratação de milhares de policiais, tanto repreensiva (Policia Militar), quanto investigativa (Agentes Civis).
Alguns secretários, como o ex Rudney Miranda, tentaram inverter a situação, com fechamento de bares e boates antes da meia noite, ou seja, sua visão era que a população somente estaria segura trancafiada em seus lares, enquanto os bandidos continuavam soltos na rua. O atual secretário, que até hoje não mostrou serviços, diz que não tem condições manter em segurança todos os lugares.
Ora, muito cômodo, o dito secretário ficar em seu confortável escritório, rodeado de policiais para sua segurança, recebendo um belo salário e a população insegura, incerta, se em questão de minutos não será acometida por algum ato de violência.Governador Casa Grande, cadê as grandes atitudes que a população pensou que iria existir em seu governo, siga o exemplo da Presidente Dilma, troque, troque secretários tantas vezes for necessário até achar um ideal, que mereça o alto salário que recebem.
8º ARTIGO
POPULAÇÃO MAL INFORMADA, MAUS POLITICOS EM ASCENÇÃO
Vemos ao longo de vários anos, aqui no estado do Espírito Santo, alguns grupos políticos querendo perpetuarem-se no poder, lançando mão para isso de nebulosos jogos, fazendo verdadeira guerra entre seus adversários.
Políticos que á muito tempo estavam afastados da política, voltam e conseguem se elegerem, se reelegerem com discursos de bons moços de anos passados, e o pior, uma população mal informada, como é a população capixaba, tornam se sempre vitimas destes espertalhões, que tem um convencível discurso.
Venho escrevendo neste espaço de desabafo, algumas verdades, tentando abrir os olhos, os ouvidos, a mente de alguns, para que não se deixem levar por fabulosos discursos, por milionárias falsas campanhas pagas por alguns governantes que se intitulam o salvador da pátria, quando, qualquer um, ingênuo que seja sabe não ser verdade.
Ao longo de uns tempo, venho criticando o ex governador Paulo Hartung, que se enquadra dentro desse esquema, de se colocar numa milionária mídia, paga com dinheiro publico, a falsa imagem de salvador do estado.
Continuo afirmando, criticando, o governo do mesmo, que nada de concreto fez para o estado: a saúde, a segurança, a educação, os serviços públicos continuam um caos.
Para um estado, que teve um enorme crescimento populacional, desenvolvimento econômico, aumento de arrecadação, o Sr. Paulo Hartung deixou a desejar, principalmente porque a população deu-lhe 02 oportunidades, 02 mandatos e não vimos retribuição a essas oportunidades. Era para o senhor Paulo Hartung, ter aumentado o efetivo das policias civis e militares, não fez, tornando esse estado o refugio de bandidos expulsos de suas cidades de origem... mais hospitais, também não fez. As estradas continuam sendo um perigo constante, enquanto a crise da mobilidade urbana nem em estudo foi colocada, continuando o caos no transito e um transporte publico de má qualidade. As empresas de economia mista que o estado é acionistas majoritária (Bandes, Banestes, COHAB), ficaram a desejar, quanto a funcionalidade social, assim como o arrocho salarial de seus funcionários, que em sua maioria recebem salários equivalentes a garis.
31/08/2011 23:30HS
7º ARTIGO
AVALIAÇÃO DO GOVERNO “PAULO HARTUNG” DO ES
Quando abrimos os jornais e vemos informações que o governador Paulo Hartung, teve índice de aprovação de 90%, imaginamos que as pessoas ouvidas nas pesquisas, se é que teve, estão avaliando de forma errada. Como podemos avaliar uma administração num índice de 90%, se temos ainda em nosso cotidiano, quase o mesmo índice de problemas?
Concordo que o estado teve um bom avanço em termos de desenvolvimento, principalmente se comparando ao governo anterior, do Senhor Jose Ignácio Ferreira, que foi uma gestão corrupta, e deixou o estado sobe as mazelas das bandidagens, e que por sinal, só não foram e estão presos, porque o judiciário é frouxo, principalmente com políticos corruptos.
Quanto ao avanço no desenvolvimento do estado neste período de 08 anos de administração Paulo Hartung, qualquer pessoa, por mais analfabeta que seja, sabe que o Espírito Santo, foi privilegiado pela natureza, que o colocou o estado como um dos grandes produtores de petróleo, gás e o tão comentado pré sal. Então com os recursos advindos destes, era para o governo Paulo Hartung ter, de fato, feito um governo com 90% de desenvolvimento principalmente na área social, o que não ocorreu.
Temos inúmeros problemas não resolvidos pelo Senhor Paulo Hartung, nestes 08 anos, como saúde, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana:
O BANDES, que deveria ser uma instituição de fomento, repassando recursos para novos empreendedores, possibilitando a criação de mais vagas de empregos e maior desenvolvimento dos municípios, não vimos tais medidas colocadas em pratica;
A antiga COHAB mudaram o nome, mas continua sem finalidade nenhuma, principalmente, considerando os objetivos pela qual foi criada, que era para administrar a construção de imóveis populares do ES. Hoje, possivelmente, tornou um cabide de empregos eleitorais (Diretores, Gerentes, etc);
Alguns programas, como “águas limpas”, vêem sendo realizados de forma desorganizados e sem controle de qualidade, pois a finalização das obras está deixando as vias, mal acabadas e deterioradas com pouco tempo de uso, alem do fato, dos estragos em calçadas residenciais, sem finalização dos serviços. Porque quando colocaram as caixinhas de esgotos, já não fizeram as ligações residenciais em tal;
6. O estado tinha uma Secretaria de Turismo, mas não vimos o trabalho em conjunto com os municípios para trabalharem a questão turismo.
Assim, relatados os inúmeros problemas não resolvidos ou mal resolvidos pelo, MAL FEITOR PAULO HARTUNG, resta-nos a duvida: a sua passagem frente ao governo do estado, merece ser avaliado em 90%?
04/01/2011 - 21:37hs
6º ARTIGO
SE NÃO AGIRMOS, ELES RETORNARÃO!!!
A reaproximar-se o ano eleitoral, vimos às movimentações políticas dos partidos em prol da eleição de seus filiados a algum cargo eletivo (governador, deputado estadual, deputado federal e senador).
Mais uma vez, a população deve ficar atenta aos problemas enfrentados hoje em seus municípios, que os atuais prefeitos não foram capazes de cumprir o que prometeram. Devem atentar para aqueles atuais deputados, estaduais e federais e senadores, que nada fizeram contra a corrupção que atinge todos os dias, o pais e os estados.
No estado do ES, temos diversos problemas mal resolvidos ou não resolvidos por políticos que já estavam no cargo, foram reeleitos e possivelmente, voltarão a concorrer outros cargos.
A população do município de Vila Velha deve ficar atentas a possíveis retorno dos senhores: Vasco Alves, Jorge Anders, Max Filho, que em seus 02 mandatos cada, foram os grandes causadores das trágicas enchentes que vêem dominando o município. O primeiro (Vasco Alves), jamais executou a limpeza e drenagem dos canais do município e em sua administração, diversos canais, foram invadidos, aterrados, sem nenhum atitude do executivo. O 2º (Jorge Anders – do PSDB), nada também fez pelo problema e a sua administração marcada por diversas especulações, imobiliárias, etc. O 3º (Max Filho – do PDT, em seus 02 mandatos, nenhuma obra iniciada, foi finalizada, a Rod. Carlos Lindemberg, a Jerônimo Monteiro, a Champagnat, o posto de saúde da Glória, o Parque de cocal, as tão prometidas macro drenagem, a urbanização da orla de Itaparica, que ficou e continua incompleta, sem praças, sem bancos, etc.
No município de Cariacica, o mesmo acontece: o atual prefeito Helder Salomão, do PT, em seus dois mandatos não esta cumprindo as promessas de campanha, já que a área de saúde do município há muito tempo encontra-se um caos, onde nos postos de saúde faltam médicos e sobra pacientes, o PA de Itaciba, tornou-se precipício para a morte. Pouca obras são efetuadas nos bairros. Até o momento, não sabemos de fato, o que o prefeito faz na administração, a não ser os interesses políticos, como promoção de sua imagem, acordos políticos, etc.
Outro prefeito, também do PT, o Sr. João Coser, de Vitoria, também atravessa momento ruim em sua administração. Após promessa de campanha de implantar o metro de superfície, em seu segundo mandato, não consegue terminar as obras iniciadas no primeiro, como a av. Beira Mar, a reurbanização da orla de camburi, o parque tancredão e outras.
No município da Serra, vemos a fanfarra do presidente da câmara e de alguns vereadores locais, que vêem gastando fortuna de dinheiro publico em prol do conforto dos mesmos (cadeiras especiais, microfones, etc.), quando sabemos que existem inúmeros bairros carentes de assistência no município.
Assim, a população deve ficar atenta e se possível, dar um basta nestes partidos que somente querem o poder a qualquer custos, PT, PDT, PSDB, etc. Que se faça uma renovação partidária no poder do estado, do pais.
21-02-2010/22:06:19
5º ARTIGO
MINIMO NECESSÁRIO?... OU DESENVOLVIMENTO DA IMAGEM POLITICA DO GOVERNO PAULO HARTUNG E CIA.?
Em meio à turbulência da crise econômica que atinge todos os pais do mundo, no dia 02/04/09, uma quinta-feira, nos capixabas, fomos surpreendidos com o pacote, ou pacotão, de medidas anunciadas pelo governador do estado do ES, Paulo Cesar Hartung, onde propõe investimentos na cifra de 1 bilhão de reais em obras, a fim de alavancar programas sociais, como: geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.
Uma boa parte das obras anunciadas, como a ampliação do Hospital São Lucas, terminais de passageiros do transcol, Interligação do Canal Bigossi a Av. Carlos Lindemberg, a Rodovia Leste/Oeste (Cariacica - Vila Velha), já eram de conhecimento da população e possivelmente os recursos para o seu termino, já provisionados, pois são obras que haviam sido iniciadas e suas finalizações prometidas, antes do anuncio deste pacote de investimentos.
Quanto às outras obras constante neste pacote, uma que chama atenção pela sua audaciosidade, é a do estádio Kleber Andrade, pois sabemos que o estado do ES não é detentor de grandes times de futebol e nem tão pouco, enorme torcida, amante de futebol, como os cariocas, os paulistas, etc., assim, os investimentos em tal obra, estariam sendo desviados de áreas sociais necessárias, como disponibilização de mais leitos em hospitais da rede pública, a reforma da 2ª ponte, que esta em precárias condições e em risco de desmoronamento, a problemática dos constantes alagamentos dos municípios que compõem a grande vitória e até mesmo a área de segurança, que precisa de grandes e urgentes investimentos. Para melhorar a desempenho do futebol capixaba e do próprio estádio Kleber Andrade, sem muito gastos, quem sabe, aproveitar a mesma estrutura já iniciada daquele estádio e terminá-lo, já que no final, como aconteceu com o engenhão, construído no Rio de Janeiro para sediar alguns jogos do PAN e hoje esta nas mãos do botafogo ou arena construída, também para o PAN, e hoje virou casa de shows, o estádio Kleber Andrade será doado a alguma instituição privada ou a terceiros.
Como tudo que visa o desenvolvimento para o estado e melhoria da qualidade de vida da população, ilustra certo devaneio, devemos ficar otimistas, mas bem informados e, somente após as conclusões das obras anunciadas, saudarmos o governador por reconhecimento a sua competência.
03-06-2009/00:20:19
4º ARTIGO
TRANSFEREÊNCIA DA FOLHA PAGTº DA PMVV – ESTRANHA DECISÃO
Estamos em ano eleitoral e o fato que ocorreu, no município de Vila Velha, onde o prefeito daquela cidade, Sr. Max Filho, em uma decisão administrativa, ocasionada por divergência política com o governo estadual, cancelou o contrato que a municipalidade mantinha com a instituição financeira Banestes, que até então era detentora do direito do pagamento da folha de pessoal, repassando (... ou conclusivamente, vendendo) tal serviço, por período superior a cinco anos, para outra instituição financeira, no caso, o Banco do Brasil, obtendo através deste duvidoso contrato, grande vantagem financeira para a sua gestão. Decisões como estas, adotadas por autoridades em finais de mandato, que certamente atingirão a futura administração, deveriam ser proibidas pelas autoridades e órgãos competentes (STF, STJ, Câmara de vereadores) e repugnados pelos cidadãos e eleitores, pois provavelmente demolem a jurisprudência das tão enfraquecidas leis brasileiras. Hoje, o prefeito tem em suas mãos (cofre publico) o dinheiro arrecadado nesta transação, podendo utilizá-lo a qualquer momento, em obras ainda em sua gestão, que consolidará a sua imagem e de possíveis candidatos por si apoiados, para com a opinião publica. No entanto, o próximo administrador eleito, ao ponto de vista comum, já antes de ser eleito, teve a sua futura administração invadida. Não é apenas a questão do beneficio financeiro adquirido pelo prefeito para sua administração, mesmo este, sendo oriundo de serviços futuros, mas, como ficará, o novo prefeito, se tal serviço contratado pela administração anterior, não estiver a seu contento? Irá restituir a instituição o dinheiro que o prefeito anterior possivelmente já tenha gasto? Ademais, talvez faltem: Leis, fiscalizações e punições, para casos como estes.
3º ARTIGO
A QUESTÃO DO PEDAGIO NO ES - QUEM PAGA? QUEM LUCRA?
Nos meios de comunicações impressos de domingo, dia 10/02/2008, fomos surpreendidos com a informação do vice-governador Ricardo Ferraço que as obras da 4ª ponte ligando a cidade de vitória ao município de Vila Velha, será iniciada já em 2009. Sem duvida que tal obra é de extrema necessidade para o transito da região metropolitana que esta se tornando caótico a cada dia em virtude do desenvolvimento do estado do ES em diversos setores. Pois bem, não fosse o fato de junto à construção de tal obra, já esta se cogitando também a cobrança de pedágio, que irá onerar mais o bolso dos cidadãos capixabas, esta obra seria motivo de comemoração. O cidadão, proprietário de veiculo, já paga diversos impostos, tais como: Ipva, licenciamento, icms sobre o elevado preço dos combustíveis, IPTU, Imposto de renda, etc, e esse novo pedágio, será mais um dos tantos que virão pela frente. Tudo bem, a manutenção da ponte é onerosa para o estado, então que se cobre um valor simbólico capaz de cobrir estes gastos e não haja terceiralização tornando assim meio de enriquecimento de grupo empresarial. Infelizmente, parece que a população tem memória curta e esquece rapidamente dos fatos, tendo como exemplo a questão do pedágio cobrado pela rodosol na praça situada próximo a setiba. Conforme bastante divulgado na época, haveria outra praça de pedágio assim que as obras da via que corta guarapari e sai direto em meaipe ficasse pronta. Pois bem, já faz anos que tal obra foi concluída e a referida empresa com aval do governo do estado, ignoram o contrato e surrupiam o bolso dos transientes. Porque será que o governo não reivindicou a rodosol a construção da 2ª praça de pedágio, como estava no acordo e conseqüentemente a cobrança justa para quem se dirige apenas de Vila velha e adjacência até guarapari ou setiba? Como se nota, a questão de pedágio, pode parecer aos olhos dos ingênuos, como uma boa intenção para manutenção das vias publicas terceiralizadas, mas para os observadores matutos, significam uma mina de ouro, ainda mais, quando nem tudo acordado é cumprido, como foi o caso das obras do canal bigossi, cujas despesas ficaram sobre responsabilidade do governo do estado do ES, enquanto o lucro da arrecadação esta nas mãos do empresariado terceiralizado.
2 ° A R T I G O
ESTADO DO ES...E OS PORQUÊS NÃO RESPONDIDOS
Ao Findar-se mais um ano, a população, a sociedade capixaba ainda não obteve respostas à algumas perguntas complexas sobre fatos que acontecem no estado do ES. Dentre estas, listamos algumas que ainda seguem sem explicações convincentes: As constantes fugas de presidiarios das penitenciarias, que se tornaram comuns. Quem estará sendo negligente ou conivente? Secretário de estado, diretores, delegados, agentes penitenciarios? Os detentos escavam tuneis de grande extensão e facilmente burlam a fiscalização com a terra retirada... estranho fato! Diante do alto nivel de desemprego que afeta o pais, porque concursados aprovados na subsidiaria Banestes Seguros, do Banestes, recusam, rejeitam a oferta de emprego? Porque 90% dos aprovados em concursos e contratados, já pediram demissão?... Algo de errado! Será o baixo...baixissimo... irrisório salário pago por aquela empresa? A falta de fiscalização nos horários de transporte coletivo administrado pela Ceturb, onde se vê é inumeros fiscais das empresas e poucos fiscais da Ceturb e quando argüidos sobre os atrasos, as respostas são evasivas, como: transito lento, obras. Nos horários de pico, o que se vê é uma grande quantidade de onibus nas garagens, fora de circulação. Talvez falte no orgão, um conselho de usuários do sistema ou administração feita por algum usuário de fato. A falta de planejamento das obras efetuadas pelo governo do estado do ES, como exemplo, cita-se as obras que estão sendo realizadas na 3ª ponte - Canal Bigossi, onde as obras foram iniciadas antes do processo de desapropriação. Burrice do corpo funcional do governo ou dirigentes a passo de tartaruga. A diferenciação no processo de liberação de verbas pelo governo estadual para obras nos municipios. Vimos que para obras de ponte no municipio de Vitoria, houve a liberação de quantia bem maior do que para obras da reforma da Avenica Carlos Lindemberg,no municipio de Vila Velha. Entendemos ser a segunda tão importante quanto a primeira, como tambem o municipio de Cariacica precisa de investimentos, obras. Eis outra duvida pairando no ar e sem explicação: Como são feito a liberação de verbas aos municipios? De acordo com as divergencias politicas governador X prefeitos? Outras questões importantes que também estão a mercer de explicações, são: a falta de leitos, atendimento precário da saúde no estado, onde seres humanos tem perdido suas vidas por problemas banais. O sistema SAMU que não consegue atender a demanda e nenhum sinal de reformulação esta prevista. A compexa area de segurança, onde o numero de policiais para atender a população que cresce dia a dia é insuficiente e o governo finge ser normal, deixando a população desprotegida. Como notam se, ano vai, ano vem, e os problemas continuam sem solução, sem boa vontade em resolve-los e sem explicações convincentes.
1 ° A R T I G O
VIOLÊNCIA E PROIBIÇÃO DAS FESTAS RAVES
Os anos passam e o Estado sem conseguir dar uma resposta positiva no combate ao crime e a violência, se apega a idéias insanas, onde acaba submetendo a população ao cárcere privado em suas próprias residências. Recentemente, alguns estados estão instituindo leis onde se tornam proibidos a realização de festas raves, com pressuposto de alto de consumo de drogas nas mesmas, inclusive no estado do Espírito Santo, o deputado estadual Reginaldo Loureiro apresentou projeto de lei que proíbe a realização destas no estado, sobre a mesma alegação de uso excessivo de drogas. Não estarei aqui defendendo a realização das festas raves, mas sim a maneira equivocada como alguém no cargo de deputado acha para diminuir a violência. Os deputados do estados do Espírito Santo, talvez estejam desinformados dos acontecimentos diários do estado do ES. Não sei, mas acho que os ilustres deputados do ES deveriam ler mais as noticias dos jornais locais e se interarem mais sobre as estatísticas de segurança de seu estado. Os senhores deputados não sabem, ou fingem que não sabem do numero reduzido de policiais militares existentes em seu estado. No estado do Rio de Janeiro, são 80 mil policiais militares e o governador Sergio Cabral, acha o numero insuficiente. No Estado do Espírito, senhores deputados, são apenas sete mil policiais. Porque não criam leis estabelecendo a contratação de números suficientes de agentes de segurança para proteção a população, pois o numero atual não é suficiente nem mesmo para o município mais populoso do estado, no caso, Vila Velha, onde todos os dias seus bairros, como: região de terra vermelha, Divino Espírito Santos, Cristóvão Colombo, Santa Rita, Ilha dos Aires, São Torquato, são focos de crimes oriundos do trafico de drogas. O uso, venda, consumo de drogas não estão limitadas apenas nas festas raves. Em qualquer lugar: estádios, micaretas, carnavais, shopins, bairros pobres, nobres, escolas, encontra-se drogas a disposição dos usuários. Se a idéia para diminuir a violência for essa, imaginem quantas leis deverão serem criadas para diminuir o consumo de drogas... Leis extinguindo bairros, escolas, faculdades, estádios. É preciso analisar práticas efetivamente de prevenção e punição ao trafico e uso de drogas, como forma de reduzir a onda crescente de crimes e atos violentos e isso deve começar pelos poderes maiores, como Senado e Câmara, com leis mais severas para punir os grandes traficantes. Quando se fala em leis, devem ser leis claras que não deixem duvidas para grandes juristas pagos pelo dinheiro do trafico, consigam convencer aos juizes a falha da lei, da prisão e assim não acontece da policia prender e o juiz em alvará de soltura, libertar os poderosos do trafico. É preciso também, numero suficiente de policiais fiscalizando, protegendo canto a canto a população, bem como, um sistema prisional mais eficiente, que proporcione a ressocializaçao do preso.